Com 90,6% dos votos válidos a Chapa 1, Democracia, Ética & Luta, encabeçada por Pedro Vitor Dias da Rosa, foi eleita para dirigir o Sinttel/PR na gestão 2025/2029. A eleição da nova diretoria aconteceu dias 25 e 26 de setembro e teve ampla participação dos sócios aptos a votar.
A Comissão Eleitoral determinou a colocação de urnas fixas e itinerantes na sede e subsedes do sindicato em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. As urnas itinerantes passaram por diversas empresas, facilitando assim o tempo dos associados. Esse ano a Comissão Eleitoral optou por utilizar um sistema híbrido de votação: urnas físicas e votação on-line. Utilizando um programa específico, e com total segurança e sigilo, os associados puderam votar diretamente de computadores ou celulares.
Dirigentes sindicais do Sinttel de Santa Catarina e de Goiás e representantes da Fenattel (federação nacional à qual o Sinttel é filiado) acompanharam a distribuição e recebimento das urnas, a abertura da urna virtual e a contagem total dos votos.
Na noite de quinta-feira, dia 26 de setembro, foi proclamada eleita a Chapa 1 com expressiva participação eleitoral dos associados. Ao ser anunciado o resultado, o presidente reeleito Pedro Vitor Dias da Rosa fez questão de agradecer aos envolvidos no processo eleitoral: “em nome de toda diretoria eleita, destaco a dinâmica dos sindicatos de Santa Catarina e Goiás, que agregam conhecimento e experiências às nossas práticas sindicais. O Sinttel/PR sempre foi protagonista nas lutas em defesa dos interesses dos telefônicos e a confiança em nossa chapa nos impulsiona a lutarmos ainda mais”.
Por sua vez o chefe de Relações do Trabalho, da Superintendência Regional do Ministério do Trabalho no Paraná, Luiz Fernando Fávaro Busnardo destacou a transparência eleitoral e a ampla participação da categoria para escolher a nova diretoria sindical. Fávaro chamou a atenção para o uso das urnas virtuais: “sem dúvidas é um formato de votação que vem se mostrando eficiente e com total segurança para os trabalhadores”.
Na avaliação do presidente do Sinttel-SC e representante da Fenattel, Rogério Soares, o processo eleitoral do Sinttel fortalece a democracia sindical, promovendo a ampla participação da categoria em todo estado do Paraná. O presidente da UGT, União Geral dos Trabalhadores, central sindical à qual o sindicato é filiado, Manasses de Oliveira, parabenizou Pedro Vitor por seu incessante trabalho frente aos trabalhadores telefônicos e falou do processo híbrido eleitoral: “há alguns anos não pensávamos em ter eleições sindicais virtuais, com urnas on-line; sem dúvidas é um grande avanço”.
Manasses falou ainda da importância da organização sindical, “o futuro seguro de empregabilidade para a classe trabalhadora, passa pela existência dos sindicatos sérios e combativos, como o Sinttel/PR”.
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.