Search

STF CONCLUI JULGAMENTO E REJEITA RECURSOS DE REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS

A conclusão do julgamento, que ocorreu dia 27 de setembro, teve placar de 7 votos contrários e 4 favoráveis. Com isso, a Corte mantém o impedimento da revisão das aposentadorias de trabalhadores que iniciaram suas contribuições antes do Plano Real, em 1994, e se aposentaram após 1999.

As ADI (ações diretas de Inconstitucionalidade) analisadas foram apresentadas pela CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e pelo Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários). Votaram contra os recursos que favoreciam os aposentados e pensionistas, o relator, ministro Kassio Nunes Marques, e os ministros Cristiano Zanin, Flávio Dino, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso. Os votos favoráveis à revisão da vida toda vieram dos ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Edson Fachin e André Mendonça.

Relembre o caso

A possibilidade de revisão da vida toda se baseava na tese de que aposentados poderiam escolher entre a regra de transição, que considera os salários a partir de 1994, ou a regra geral, que contabiliza toda a vida contributiva. Porém, em março deste ano, o STF anulou decisão anterior que permitia essa escolha, reafirmando assim a constitucionalidade da regra de transição e barrando a opção mais vantajosa.

Na ocasião, os ministros analisaram ações de inconstitucionalidade contra a Lei dos Planos de Benefícios da Previdência Social — Lei 8.213/91 — e, ao considerar constitucionais as regras previdenciárias de 1999, concluíram que a regra de transição é obrigatória, não podendo ser opcional para os aposentados.

Com a nova decisão do SFT, os aposentados não poderão mais escolher o critério de cálculo que resulte em maior valor mensal, limitando suas opções e consolidando a regra de transição como única alternativa válida para o recálculo dos benefícios.

Fonte: veja a matéria completa em https://www.diap.org.br/index.php/noticias/noticias/92008-stf-conclui-julgamento-e-rejeita-recursos-de-revisao-da-vida-toda-do-inss

SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Ficha de associação Sinttel-PR

Para associar-se ao Sinttel Paraná basta preencher e enviar o formulário abaixo.


DEPENDENTES


AUTORIZO O DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO, DA MENSALIDADE DE 1% DO MEU SALÁRIO BASE MENSAL EM FAVOR DO SINTTEL/PR.

Fale com o Sinttel-PR

Queremos estar cada vez mais próximo de você, Trabalhador!

Estamos a sua disposição para dúvidas, denúncias, críticas, comentários ou sugestões, pois queremos oferecer um melhor serviço.

Para falar diretamente conosco, ligue (41) 3321-3800

Mande sua mensagem preenchendo o formulário abaixo. Sua mensagem é importante para nós.

Seja bem-vindo (a) ao quadro associativo do Sinttel/PR, sua entidade sindical. Recebemos com muita honra e responsabilidade seu pedido de associação.

Equipe Sinttel/PR
Agora você tem vez e voz nos rumos de seu sindicato.