A diretora sindical do Sinttel-PR, Marise Freitas, participou das ações integradas ao programa Maio Amarelo 2023, realizadas na manhã e tarde de quinta-feira, 25/5, nas instalações da empresa Softmarketing, em Curitiba (PR).
As atividades foram coordenadas pela Seção Batel do CONSEG – Curitiba (Conselho Comunitário de Segurança), presidido por Ana Cecília Parodi e levou aos funcionários empresa as orientações no trânsito e de autodefesa apresentados pelo soldado Vinicius Moraes, com 10 anos frente à companhia Cotamotran, do BPTRAN paranaense, e a vivência do taxista Robson Santos, com 14 anos de profissão.
A diretora comercial da Rádio Táxi Faixa Vermelha, Nicole Mendes também prestigiou o evento. Por parte da Softmarketing a coordenação ficou a cargo da responsável pelas ações de endomarketing na empresa, Anne Freitas.
“A campanha Maio Amarelo de conscientização no trânsito está completando 10 anos e estamos interagindo em várias frentes da comunidade, para esclarecer e orientar a população nas mais diversas formas de transitar pelas vias da capital”, destacou a presidente do Conseg-Batel, Ana Cecília. Ao abrir o evento, Marise Freitas falou do papel cidadão do sindicato e do envolvimento com as questões que envolvem o bem-estar dos trabalhadores telefônicos: “o Sinttel vem acompanhando atentamente as relações sociais para além do ambiente laboral, pois, nossa vida continua nas ruas, nas escolas, nos mercados, nas academias, em nosso ambiente familiar, e temos que estar atentos em todos esses momentos”.
Em sua palestra o soldado Vinicius fez questão de frisar ações de cuidados com a vida e bens patrimoniais, ao utilizar os ônibus coletivos e nas ruas, e apresentou algumas dicas de autodefesa: “As mulheres são o principal alvo de criminosos, seja nos ônibus ou nas ruas, e é preciso estarem atentas ao circularem a pé ou ao entrar e sair de seu veículo”.
Por sua vez o taxista Robson Santos deus algumas dicas básicas de manutenção veicular, como a verificação do nível de óleo e água do radiador e a maneira correta de trocar o pneu do carro. “São ações simples, rápidas que podem fazer a diferença na hora de dirigir com segurança”, disse Robson.
Para Anne Freitas, da Softmarketing, “essas atividades dentro da empresa são muito valiosas, pois temos mais de 80% de funcionárias mulheres em nosso quadro laboral e muitas delas já vivenciaram algum tipo de violência no trânsito”.
Já a analista de planejamento, Ana Carolina Rolim de Moura, colocou na mão na massa e aprendeu a forma correta de trocar o pneu do automóvel. “Passei por duas situações em que tive de pedir ajuda, pois nem as porcas consegui desatarraxar; hoje aprendi uns macetes bem interessantes”, disse Ana.
Nicole Mendes (E), Ana Cecília Parodi, Sd Vinicius, Marise Freitas, Anne Freitas e Robson Santos.
Mulheres atentas às dicas do Maio Amarelo 2023.
Marise Freitas, do Sinttel, falou do papel cidadão do sindicato.
O soldado Vinicius falou dos cuidados no trânsito e deu dicas de autodefesa.
Na ‘aula prática’, noções básicas de preservação do automóvel.
A funcionária Ana Carolina Rolim de Moura colocou a mão na massa e trocou pela primeira vez, pneu de automóvel.
SINTTEL-PR – A FORÇA DO TRABALHADOR TELEFÔNICO CONECTANDO O MUNDO.