O SINTTEL e a FENATTEL se reuniram com a empresa Claro para negociar o PPR 2024. A reunião online ocorreu na sexta-feira, 14/06.
A empresa apresentou uma proposta que consiste na manutenção do programa em 3,60 salários, bem como o quadro de metas e objetivos com pouquíssimas alterações.
A Claro também apresentou, como faz todo ano, a previsão de pagamento para o mês de junho de 2025 e exclusão dos trabalhadores que pedirem demissão do PPR 2024.
O SINTTEL/FENATTEL novamente recusou as alterações e solicitou que sejam mantidos todos os critérios e cláusulas do Acordo do PPR 2023.
A empresa retornará internamente para discutir as negativas do SINTTEL e da FENATTEL e tão logo tenha uma resposta entrará em contato.
A empresa também apresentou os resultados até o mês de maio/2024.
A bancada dos trabalhadores se mostrou preocupada com os resultados até o momento. A empresa afirmou que existe uma expectativa de crescimento e que no segundo semestre, os resultados tradicionalmente melhoram.
Abaixo segue a tabela com os resultados obtidos até o mês de maio de 2024:
Claro responde questionamentos dos trabalhadores
Após a discussão sobre o PPR, o SINTTTEL e a FENATTEL apresentaram algumas questões levantadas pelos trabalhadores e respondidas pela empresa.
As respostas da empresa não foram convincentes e os representantes dos trabalhadores sugeriram que a empresa faça uma pesquisa séria e transparente de clima organizacional para constatar todo o descontentamento dos trabalhadores com estas situações.
Os representantes sindicais deixaram claro que respostas evasivas não resolvem o problema, e sim atitudes assertivas e resolutivas. Abaixo seguem os tópicos abordados:
• Home office – a empresa respondeu que existe uma regra geral:
– Trabalhadores técnicos e de lojas trabalham 100% presencial.
– Trabalhadores do Administrativo trabalham em regime híbrido, ou seja, três dias presencial e dois em home office
– A empresa afirma possuir apenas dois setores que trabalham 100% em home office.
• Flexibilização de horário – a Claro afirmou que já consta no Acordo Coletivo a cláusula que trata de flexibilização de horário.
• Cesta de Natal – nada mudou com relação a este item e que continua fornecendo para todos.
• Fornecimento de VA/VR no 13º salário: a empresa afirmou que não ter condições para acatar esta reivindicação neste momento.
• Licença maternidade neonatal – a Claro declara que é uma empresa cidadã que já concede a licença de 180 dias. E que também possui uma área social que cuida das pessoas nas situações pontuais.
• Plano Médico – a Claro afirma que está trabalhando constantemente para corrigir e melhorar. Disse também que se a operadora do plano de médico não melhorar eles poderão repensar a parceria.
• Terceirização das Lojas – a empresa relata não ter uma estratégia para terceirização das Lojas. Cada caso é analisado individualmente.
• Aparelho celular – a Claro fez a opção de fornecer o aparelho celular somente para quem utiliza para trabalhar. Os demais casos, eles aplicam desconto de 30% na aquisição dos produtos e que têm uma tabela diferenciada para seus trabalhadores adquirirem os aparelhos.
• Marcação de ponto – a empresa explica que o ponto pode ser marcado pelo celular ou no computador na estação de trabalho.
• NR 35 – a Claro afirma que o pessoal de segurança do trabalho está avaliando, estudando e analisando a questão. Ao término da análise, dará uma resposta.
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.