Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
Setembro Amarelo 2022: a vida é a melhor escolha!
Todos nós devemos atuar ativamente na conscientização da importância que a vida tem e ajudar na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. É importante falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivos, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de sair do problema. Essas pessoas pensam rigidamente pela distorção que o sofrimento emocional impõe.
Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando-a ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM CURITIBA
Na capital paranaense as universidades e faculdades dispõem de atendimento psicológico gratuito. O serviço geralmente é oferecido para auxiliar duas partes: os estudantes de psicologia que precisam de prática e os pacientes que precisam de apoio psicológico, mas não possui renda para cuidar da saúde mental.
Centro de Psicologia Aplicada UFPR: O serviço é gratuito e aberto a crianças, adolescentes e adultos da comunidade externa à UFPR que necessitem de acompanhamento psicológico, sendo o atendimento preferencial para famílias de baixa renda e/ou com encaminhamento. Para agendar a consulta basta entrar em contato pelo telefone (41) 3310-2614
Universidade Positivo: (41) 3317-3266
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR): Telefone: (41) 3271-1555
FAE: 0800 727 4001
Uniandrade: (41) 3012-3350
Faculdade Dom Bosco: (41) 3218-5550
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM LONDRINA
Clínica psicológica da UEL: pode ser usada pela comunidade interna e externa da UEL. Para ser atendido, é preciso se inscrever em uma lista de espera pelo telefone (43) 3371-4237;
Clínica psicológica da Unifil: a consulta custa R$ 4,00 para quem tem renda de até um salário mínimo. Para conseguir atendimento é necessário entrar em contato pelo telefone (43) 3375-7552 ou (43) 3375-7551;
Clínica de psicologia da PUC Londrina: a consulta custa R$ 15,00. Para agendar atendimento é necessário entrar em contato pelo telefone (43) 3372-6060;
Clínica psicológica da Pitágoras Unopar Catuaí: o local recebe pacientes da comunidade externa e também interna. Não existe restrição de idade. Todas as solicitações de atendimento passam por uma triagem. É necessário preencher um formulário. Os valores dos atendimentos são simbólicos e de acordo com a situação financeira de cada paciente. Para solicitar atendimento basta ligar no telefone (43) 2105-7145;
Centro Social Coração de Maria: profissionais voluntários realizam o atendimento. O serviço é gratuito, mas os pacientes precisam comprovar que não têm condições de pagar um tratamento por meio da triagem social, que pode ser agendada pelo telefone (43) 3324-4484.
Unopar: A clínica-escola de psicologia da Unopar atente pacientes da comunidade externa e interna à Universidade, sem restrições de idade. Os valores dos atendimentos são simbólicos e de acordo com a situação financeira de cada paciente. Para conseguir uma vaga é necessário se inscrever em uma lista de espera. Todas as solicitações de atendimento passam por uma triagem e é feito um cadastro com as informações de cada paciente. Para agendar a triagem, é preciso ligar no (43) 3371-7969.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM CASCAVEL
Clínica de Psicologia Aplicada Unopar: As vagas para a psicoterapia são destinadas a crianças a partir de seis anos, jovens, adultos e idosos. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (45) 3322-9063, ou pelo e-mail clinicapsicologiaaplicada@gmail.com;
Psicologia a Todos: É um projeto que visa levar saúde mental para população. Para poder ser atendido é preciso ter renda familiar inferior a dois salários mínimos. As consultas não são gratuitas, mas é feito o valor social, que leva em conta a renda familiar. Para ser atendido é necessário preencher uma ficha no site oficial. O projeto também atende outras regiões, há profissionais em Altônia, Pérola, Santa Tereza do Oeste, Toledo e Palotina;
Prefeitura disponibiliza telefone para atendimento psicológico. O número para atendimento é o (45) 3321-2130. O serviço funciona das 7h30 às 21h, de segunda à sexta-feira.
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM MARINGÁ
Em Maringá são oferecidos apoio para aqueles que buscam tratamento psicológico, as Unidades Básicas de Saúde, realizam o primeiro atendimento e a partir da consulta com médico, ocorre avaliação e o paciente é encaminhado para o atendimento psicológico especializado. Além da atenção nas unidades, há também os CAPS, que desenvolvem ações de atendimento a pacientes e familiares;
CAPS III: Possui 12 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente das 7h às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas. Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650.
CAPS I – Centro de Atenção Psicossocial Infantil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária. Horário de funcionamento: 7h30 às 18h. Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650.
CAPS AD II – Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: é um local que oferece tratamento para a população maringaense adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool, tabaco, fármacos e outras drogas. Horário de funcionamento: 7h às 18h. Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650.
Hospital Municipal – Emergência Psiquiátrica 24 horas. Rua. Ver. Gerson Soares Costa Kuriango esq. Av. Nildo Ribeiro da Rocha, s/n – Jd. Ipanema
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO EM TOLEDO
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR): O atendimento no NPP da PUCPR Toledo é feito com agendamento prévio e voltado à população em geral com custo do atendimento mais baixo. Os interessados podem ligar no número (45) 3277-8690 para marcar uma consulta.
CENTRO DE VALORIZAÇÃO A VIDA (CVV)
Criado em 1962, o Centro de valorização a vida é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal. Os contatos com o CVV são feitos pelo telefone 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site por chat e e-mail. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas.
Fonte: https://ricmais.com.br/saude/setembro-amarelo-saiba-quais-canais-de-ajuda-estao-disponiveis-no-parana/ e https://www.setembroamarelo.com/
SINTTEL/PR – AVANÇAR É UM ATO COLETIVO!