O Sinttel/PR recebeu a visita dos diretores da Astelpar – Associação dos Aposentados, Pensionistas e Participantes de Fundos de Pensão do Setor de Telecomunicações no Paraná, em sua sede no último dia 26 de agosto.
O encontro reuniu o presidente do sindicato Pedro Vitor Dias da Rosa, o presidente da Astelpar Cleomar Justiniano Gaspar acompanhado dos diretores Maria Angélica Fonseca da Silva, Nilda Mariza Pranke, Paulo Arruda Bond e Álido Lorenzatto. Na reunião foram debatidos assuntos pertinentes aos trabalhadores ativos da OI S.A (sucessora da Telepar) e principalmente a situação dos aposentados telefônicos abrangidos pelo Termo de Relação Contratual Atípico – TRCA.
O sindicato vem manifestando sua preocupação com a realidade operacional e financeira da OI, uma vez que a empresa está em seu segundo processo de recuperação judicial. E diante deste cenário, o Sinttel/PR, unido a outros sindicatos estaduais e federações nacionais de trabalhadores telefônicos, tem visitado órgãos públicos como Anatel, Ministério do Trabalho e Emprego, Advocacia Geral da União, além de diversos parlamentares no Congresso Nacional, para debater o tema.
A comissão de representantes sindicais também se reuniu com o presidente da OI, Mateus Bandeira, no último mês de junho na sede da empresa na cidade do Rio de Janeiro. Esses encontros têm por objetivo expor a preocupação das entidades sindicais com o futuro dos trabalhadores ativos e aposentados, e discutir alternativas e soluções para evitar os impactos sociais negativos que o encerramento ou redução das atividades da empresa podem causar.
O presidente do Sinttel e os diretores da Astelpar também dialogaram sobre suas reais preocupações quanto as dificuldades para a renovação do próximo Acordo Coletivo de Trabalho. Os sindicalistas buscam a manutenção dos direitos assegurados nos últimos instrumentos coletivos, que com muita luta da entidade sindical, preservaram ao longo dos anos essas conquistas. Com a proximidade da data-base da categoria em 1º de setembro, em breve terão início as rodadas de negociação com os representantes patronais.
Trabalhador, fique atento ao processo negocial de sua empresa e acompanhe todos os detalhes aqui no site do Sinttel.
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.