VOCÊ SABIA?
Que por força da atuação sindical, não se pratica em nosso estado a proporcionalidade do salário mínimo nacional?
Muitas empresas entendem que o Piso Mínimo Nacional se aplica à jornada de 8 horas, e que por isso os teleatendentes deveriam receber valor menor de forma proporcional à jornada de 6:00.
O Sinttel refuta veementemente esse entendimento que muito prejudica os trabalhadores, mas que é praticado em outros estados do Brasil.
Que o Vale Alimentação / Vale Refeição é pago somente por força do instrumento coletivo, pois não há lei que obrigue o patrão a pagar este benefício?
Que Auxílio Creche, VA/VR nas férias, entre muitas outras previsões do acordo coletivo e convenção, são frutos do árduo trabalho dos sindicalistas do Sinttel, mediante pressão nas reuniões com os empresários do setor?
Que no início de cada ano o Sinttel encaminha ofício às empresas e sindicatos patronais, exigindo a correção e aplicação imediata do PMN, enquanto perdurarem as negociações?
Instrumentos legais de negociação coletiva entre trabalhadores e empresas, acordos e convenções têm o papel de garantir direitos dos trabalhadores e são conduzidos por sindicalistas preparados para os embates.
A negociação coletiva é um instrumento usado pelos sindicatos com o objetivo é garantir direitos e a proteção aos trabalhadores, melhorar as condições de trabalho e, consequentemente, reduzir as desigualdades existentes entre o capital e o trabalho.
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.