Apesar de exercer a sua atividade profissional de forma individual, o trabalhador que naturalmente pertence a uma categoria formada por seus pares também pode, a partir dessa coletividade, adquirir benefícios e vantagens relevantes ao se associar ao sindicato.
Quais os principais motivos para se tornar um associado?
1. GARANTIA DE RESPALDO JURÍDICO
Uma das melhores maneiras que um sindicato tem para zelar efetivamente por seus associados é por meio do respaldo jurídico que proporciona à sua categoria. Seja em questões trabalhistas, negociações de litígios, representação profissional em negociação com setores governamentais ou privados, um sindicato sempre atuará na proteção do interesse daqueles a quem representa, assumindo a liderança em negociações coletivas.
Para isso, a sua atuação pode ser direcionada tanto para a orientação legal direta dos trabalhadores em casos específicos ou coletivamente para garantia de direitos adquiridos.
2. AUXÍLIO NA LUTA PELOS DIREITOS DO TRABALHADOR
Seja por desconhecimento, seja na busca por acumular mais riqueza, muitas empresas acabam tomando atitudes que de alguma forma prejudicam o trabalhador.
Para combater essas situações, além de lutar por regulamentos e leis que beneficiem a classe operária, o apoio dos sindicatos é fundamental. Além disso, é possível buscar auxílio com os sindicatos para tirar dúvidas sobre seus direitos, bem como entender o que pode ou não fazer dentro da sua profissão para continuar em conformidade com a legislação trabalhista.
3. NEGOCIAÇÕES COLETIVAS
Os sindicatos estão presentes em negociações coletivas e em reivindicações dos trabalhadores, além de atuarem ativamente na pressão para aprovação de projetos de lei que beneficiem a coletividade.
Além disso, as entidades que defendem os trabalhadores conseguem ter um melhor diálogo com a classe patronal e/ou instituições de outros setores. Assim, é possível chegar a um consenso ou uma solução de conflito que seja benéfica para todos na sociedade.
4. OPORTUNIDADES DE CURSOS E TREINAMENTOS
O aprimoramento pessoal a quem se associar ao sindicato pela correta atuação profissional da categoria como um todo é outra grande vantagem das associações.
5. FONTES DE INFORMAÇÃO
Os sindicatos geralmente são as fontes primárias de informações sobre um setor, sendo referência para o conhecimento sobre tudo o que acontece no segmento.
Por meio deles é possível que os associados acompanhem o desempenho do mercado e tenham fácil acesso aos principais indicadores setoriais, boletins informativos e demais estudos sobre temas do interesse da categoria.
6. AUMENTO DA FORÇA DA CATEGORIA
A união dos sindicatos e trabalhadores faz com que toda a categoria se fortaleça e seja mais organizada, já que poderão planejar melhor o que deve ser adicionado ou implementado na legislação atual para que se tenha uma profissão mais digna.
7. GANHO DE PROTEÇÃO
Nos casos de demanda coletivas trabalhistas, é possível contar com o sindicato para ajudar a mediar a situação, fazendo com que a ação termine favoravelmente aos trabalhadores, além de reduzir e até mesmo mitigar os seus custos com a ação.
8. ACESSO A DESCONTOS
Outra função importante recebida ao se associar ao sindicato é a manutenção de programas de convênios que visam proporcionar vantagens econômicas aos seus associados e à categoria como um todo.
Esse é um item importante para ser levado em consideração, pois são benefícios que extrapolam o exercício da função ou da categoria propriamente dita, transpondo as vantagens sindicais para outros aspectos importantes da vida dos associados, como em educação, saúde, lazer, alimentação etc.
São descontos permanentes ou temporários, promoções e demais ações pontuais que são promovidas de maneira constante em benefício dos associados.
9. POSSIBILIDADE DE INTEGRAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS
Sendo membro de um sindicato, o trabalhador pode usufruir de uma rede de contatos para que possa se recolocar no mercado de trabalho, vislumbrando oportunidades disponíveis no segmento.
SINTTEL/PR – AVANÇAR É UM ATO COLETIVO.