Durante sua apresentação na conferência que a OIT está realizando em Genebra, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho destacou o papel fundamental que os sindicatos têm.
“O relatório do diretor geral fala também da importância da democracia no trabalho, e entendemos como fundamental o fortalecimento das instituições de diálogo social: sindicatos, associações de empregadores e outras organizações da sociedade civil. A negociação coletiva é ferramenta poderosa para consenso e justiça social”, defendeu, fazendo referência ao relatório apresentado pelo diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo.
Denominado “Rumo a um contrato social renovado”, o documento traz diretrizes para promover a criação de postos de trabalho na atualidade e no futuro.
Um dos principais pontos do relatório aborda a “democracia no trabalho”, tópico que o ministro utilizou para defender o papel essencial dos sindicatos e da negociação coletiva. O ministro falou ainda sobre a taxação de grandes fortunas e sobre as mudanças climáticas, entre outros temas, como a igualdade de gêneros no mercado de trabalho.
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.