No último dia 6 de fevereiro, segunda-feira, o Secretário Geral da FENATTEL e presidente do Sinttel/SC, Rogério Soares, juntamente com os presidentes da FENATTEL, Gilberto Dourado, e FENINFRA, Vívien Suruagy, estiveram em Brasília, para uma reunião com o Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para tratar de pautas específicas do setor de telecomunicações.
Precarização no setor de telecomunicações, como as normas de segurança; Call center: respeito às mudanças de prefixo, com a resolução dos números 0303 e 0304, que tem gerado grande impacto nos postos de trabalho em todo o país; e treinamento e capacitação dos trabalhadores para o 5G, foram os principais temas tratados pelos sindicalistas na reunião, sem prejuízo de muitos outros como a desonerações para o setor e apoio à categoria dos telefônicos.
O presidente da FENATTEL, Gilberto Dourado, salienta que a Federação tem grande preocupação com o setor de call center, devido aos números 0303 e 0304, que já resultam na falência e recuperação judicial de muitas empresas que empregam número considerável de trabalhadores, e agora sofrem os danos da regulamentação dos números 0303 e 0304. Dourado ainda lembra da luta pela exoneração da folha que já foi uma conquista da FENATTEL, há dois anos, junto ao Ministério da Economia e outros setores do Congresso, para que os postos de trabalho fossem mantidos.
Outro assunto de extrema importância foi relatado pelo secretário geral da FENATTEL, Rogério Soares, que lembra da importância da criação do selo de qualidade, para que as empresas prestadoras de serviços do segmento, proporcionem melhores condições de trabalho e estejam de acordo com as normas coletivas, tais como ACTs e CCTs, questões tributárias, saúde e segurança, etc., e assim tenhamos mão de obra valorizada e bem preparada para o atendimento ao consumidor final. Em 2022, a FENATTEL já teve uma pauta com a ANATEL, para tratar destes temas em defesa dos trabalhadores de nosso segmento.
“Sabemos que será uma grande luta para ver nossa pauta atendida, por isso, neste ano ainda teremos novos encontros e diálogos com outros ministérios, para seguir na defesa dos postos de trabalho e também alcançar a regulamentação da profissão de Teleoperador”, diz o Secretário Geral da FENATTEL, Rogério Soares.
SINTTEL/PR – AVANÇAR É UM ATO COLETIVO!