Ocorreu nesta segunda-feira, dia 2 de setembro, a primeira reunião entre SINTTEL e LIGGA TELECOMUNICAÇÕES S.A. para encaminhamento da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho 2024/2025. As negociações também envolvem os trabalhadores da SERCOMTEL de Londrina, e seu instrumento coletivo de trabalho.
No encontro realizado de forma virtual, os sindicalistas apresentaram as expectativas dos trabalhadores e do sindicato em avanços significativos nas negociações deste ano, com recomposição integral da inflação e ganho real nos salários, além do atendimento a diversas cláusulas sociais e econômicas presentes na pauta de reivindicações protocolada no mês de julho.
Por sua vez a empresa elencou diversos pontos de dificuldades, que segundo seu representante, irão limitar o desenvolvimento da negociação coletiva 2024, como por exemplo o faturamento não ter atingido os números planejados e orçados para este ano.
Também relatou as ações desenvolvidas pelo RH no sentido de solucionar questões como equalização de salários e benefícios entre LIGGA e NOVA FIBRA, aumento considerável do VR no ACT anterior, regularização das escalas de sobreaviso e horas extras, manutenção do plano médico atual em que pese o significativo reajuste da operadora de saúde em razão do grau da sinistralidade. Diante deste cenário, o representante patronal apresentou como proposta renovação do acordo coletivo sem reajustes econômicos.
De pronto os dirigentes sindicais rechaçaram com veemência esse discurso de reajuste zero, afirmando que essa possibilidade está fora de cogitação. O SINTTEL assegurou que tal proposta é desrespeitosa aos trabalhadores da LIGGA e à entidade sindical, uma vez que a data base é o momento em que a empresa sinaliza aos seus colaboradores a confiança e consideração pelo comprometimento e serviços prestados. Reajuste salarial não é despesa, é investimento.
A reunião foi encerrada com o compromisso de a empresa rever internamente seus conceitos e apresentar em nova reunião na próxima semana, uma proposta condizente com o esforço dos trabalhadores da empresa.
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.