Em 2022, celebramos um grande marco na nossa história e uma importante conquista do Movimento Negro no país: os 10 anos da Lei de Cotas Raciais dentro das universidades públicas! Desde que entrou em vigor, a política nacional permitiu a ampliação da diversidade dentro das universidades brasileiras e, principalmente, abriu portas e possibilitou oportunidades de um futuro diferente para milhares de pessoas ao longo da última década, mudando não só suas vidas como as de seus familiares! Em 2011, um ano antes da aprovação da lei, a porcentagem de alunos negros no ensino superior era 35%. Em 2020, passou para 46%.
Mesmo assim, diante de uma sociedade pautada no racismo, apontar e reconhecer a exclusão social de pessoas negras em espaços públicos segue sendo um desafio. Entender os legados de violência deixados pela escravidão e quais as estratégias para a sua desconstrução ainda é tarefa árdua em nosso país.
Sentimos até hoje, impactos profundos relacionados à dificuldade de inclusão do povo negro e, apesar de termos avançado bastante ao longo dos últimos anos, ainda temos muito a conquistar! Por isso, é necessário e urgente defendermos a continuidade da política de cotas raciais como forma de reparação histórica para a população negra!
Fonte:https://www.cotasraciais.org/
SINTTEL/PR – AVANÇAR É UM ATO COLETIVO.