Dados da Anatel mostram que operadoras não passam ilesas da onda de incêndios registrada em 2024, mas a redundância das redes evita que haja apagão.
Os incêndios e as queimadas que assolam o Brasil em 2024 já causaram interrupções dos serviços de operadoras e provedores de banda larga, mas não alcançaram nenhuma infraestrutura crítica. Na maioria dos casos, os problemas foram solucionados no mesmo dia graças às redundâncias das redes.
Conforme levantamento feito pelo Tele.Síntese com base nos dados de interrupção de serviço disponibilizados pela Anatel, entre 13 de agosto e 13 de setembro, foram registradas 78 quedas de rede por causa de incêndios ou queimadas. A seca no país facilita com que o fogo em terrenos se alastrem, causando os estragos.
A agência começou a coletar tais informações há exatamente um ano, em setembro de 2023, e não tem, portanto, dados comparativos para o mesmo período ainda. Entretanto, segundo o superintendente de controle de obrigações da Anatel, Gustavo Borges, houve um nítido aumento de ocorrências do tipo em 2024.
Fonte: Veja a matéria completa em https://telesintese.com.br/incendios-e-queimadas-impactam-telecom-mas-nao-alcancam-infraestruturas-criticas/
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.