Search

ENTENDA POR QUE AS NRS SÃO ESSENCIAIS PARA EVITAR DOENÇAS E ACIDENTES NO TRABALHO

Um levantamento do Ministério da Previdência Social revelou que no ano passado mais de 3,5 milhões de trabalhadores receberam benefícios por incapacidade temporária do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O benefício é um direito do trabalhador que tem carteira assinada.

Os maiores motivos dos afastamentos de 205,1 mil trabalhadores e/ou trabalhadoras foram de dores na coluna, seguida por hérnia de disco com 172,4 mil e em terceiro foram as fraturas na perna, com 147,6 mil concessões.

Mas um dado acendeu mais um alerta em relação à saúde no trabalho. Os transtornos de ansiedade e episódios depressivos subiram 67% em comparação ao ano anterior.

Independentemente da dor física ou psicológica, o trabalhador e a trabalhadora devem saber que há regras que as empresas precisam cumprir para evitar que eles adoeçam no ambiente laboral. Chamadas de Normas Regulamentadoras (NRs) elas são a garantia de condições de segurança no trabalho. Existem várias normas na legislação atual que foram criadas e aprovadas ao longo dos anos.

A Norma Regulamentadora 17 (NR-17), que dispõe sobre a ergonomia é um bom exemplo de norma aplicada a diversas categorias. Em um panorama geral, as NRs são discutidas no modelo tripartite (trabalhadores, empresas e governo), a partir das demandas observadas pelos sindicatos para defender os trabalhadores. Ao todo existem 38 Normas Regulamentadoras.

Fonte: veja a íntegra da matéria em https://www.cut.org.br/noticias/entenda-por-que-as-nrs-sao-essenciais-para-evitar-doencas-e-acidentes-no-trabalh-13fe  

SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email