Doar sangue é um gesto de solidariedade ao próximo. “E é justamente no inverno que é verificada uma maior redução do número de doadores”, diz a chefe da Seção de Hemoterapia do Hemepar, Renata Pavesi. O Hemepar é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.
Em Curitiba o Hemepar tem capacidade diária para coletar sangue de 210 pessoas. Nos dias de frio o número de doadores cai para 100 pessoas em média. Como a demanda é constante, o Hemepar faz campanhas regulares de doação de sangue. O Sinttel, entidade sindical que promulga o conceito de sindicato cidadão, está engajado nas ações do Hemepar.
Os diretores sindicais Carlos Araújo, Francine Bogo, Celso Albano, Marcos Gomes e Gerson Pampuche são doadores e sabem da importância dessa atenção à vida. “Convidamos todos os trabalhadores telefônicos para conhecerem o Hemepar e se voluntariarem para a coleta de sangue. Uma única doação pode salvar até quatro vidas”, destaca o secretário-geral do Sinttel, Celso Albano.
Homens e mulheres com idade entre 18 e 69 anos estão aptos à doação; menores de idade (de 16 a 18 anos) podem ser doadores, desde que acompanhados dos pais. Em Curitiba o Hemepar fica na travessa João Prosdócimo 145, no Alto da XV e os agendamentos e maiores informações são obtidos pelo telefone: 0800 645 4555.
Na foto acima os dirigentes sindicais do Sinttel juntamente com a chefe da Seção de Hemoterapia, Renata Pavesi, na sede do Hemepar em Curitiba.
Marcos Gomes, diretor sindical do Sinttel no procedimento de doação.
O sindicalista Gerson Pampuche ao final de sua jornada de trabalho, presente no Hemepar.
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.