A situação do trabalhador brasileiro continua muito complicada. O IBGE divulgou a taxa de desemprego do trimestre encerrado em novembro de 2021. É um trimestre fortemente influenciado pelas contratações de final de ano, o que significou uma redução na taxa de desemprego para 11,6% da população economicamente ativa. Atualmente são 12,4 milhões de trabalhadores desempregados no Brasil.
Apesar do recuo é um número bastante alto, pois muitos trabalhadores não conseguem encontrar o seu posto de trabalho numa economia que está andando de lado. Mas a pior notícia desse dado, é que a renda do trabalho vem se reduzindo paulatinamente.
Os ganhos do trabalhador caíram mais de 4% entre um trimestre e outro, e já superou a casa dos 11% quando comparado aos últimos 12 meses. É a menor renda do trabalhador desde que a pesquisa começou a ser divulgada em 2012.
Olhando para este cenário, percebe-se que, de um lado a taxa de desemprego cede muito lentamente, e de outro, a renda – que vem diminuindo a cada divulgação de pesquisa – está se reduzindo seguidamente. Assim, o Brasil vai cada vez mais se aprofundando num cenário de extrema dificuldade.
FONTE: https://www.dieese.org.br/
SINTTEL/PR – NA LUTA PELA VIDA, EMPREGO E RENDA!