O SINTTEL e demais sindicatos que compõe a Comissão de Negociação da FENATTEL se reuniram com a Claro, na manhã desta quinta-feira (10), para tomar ciência das mudanças no plano de saúde disponibilizado aos trabalhadores da Claro. As mudanças acontecem a partir de 01/09/2023.
Segundo a Claro, as mudanças acontecem após um levantamento interno sobre a prestação de serviços em cada região.
Atualmente, a empresa utiliza os serviços da Bradesco e Unimed e, após levantamento interno, optou por fazer uma divisão das operadoras por regiões, considerando a abrangência da rede, a qualidade no atendimento e melhor custo.
A Claro desenvolveu junto ao Bradesco Saúde, que já é uma de suas operadoras atuais, um plano de saúde próprio para os trabalhadores da empresa em algumas regiões. A justificativa é que assim a empresa terá mais controle na gestão, na administração, nos acessos, além de uma flexibilidade para incluir e excluir serviços.
Novos planos:
-Ideal e TNE1, será substituído pelo plano Personal 21 E.
-TNQ2, será substituído pelo plano Personal 21 Q
O que muda?
-Rede Credenciada – hospitais, laboratórios, clínica e profissionais.
-Carteirinha 100% virtual.
Confira como ficará a divisão dos planos de saúde por região:
BRADESCO Saúde: São Paulo Capital e Grande São Paulo, Baixada Santista; Rio de Janeiro Capital e Grande Rio; Brasília, Salvador, São Luiz do Maranhão, Recife;
Seguros UNIMED: Demais Regiões do país.
E os trabalhadores daquelas regiões que não serão mais atendidas pelo Bradesco, a partir de 1º de setembro, migrarão automaticamente para os planos da Unimed, mantendo as coberturas e acomodações.
Sem precarização!
Preocupados com as mudanças nesse sentido já ocorridas recentemente em outra empresa do setor, o SINTTEL e os demais sindicatos avaliam que, diante da justificativa de readequação e redução de custos, haverá sempre uma preocupação com eventual precarização dos serviços prestados aos trabalhadores.
Os sindicatos reivindicaram que precisam de mais informações e detalhes sobre os serviços e que as devidas mudanças sejam repassadas às entidades sindicais. Além de, à exemplo de outra operadora, a Claro abra espaço para que os trabalhadores opinem sobre as indicações da rede credenciada, já que o novo plano de saúde será padronizado para a categoria.
A Claro se comprometeu analisar todas as sugestões que forem encaminhadas pelos sindicatos, vindas dos trabalhadores.
Por sua vez o SINTTEL seguirá vigilante e, junto com os demais sindicatos do setor, continuará acompanhando de perto e zelando para que o serviço não sofra precarizações.
Negociações do Acordo Coletivo:
Ao final da reunião, os representantes dos trabalhadores questionaram à gestão da Claro sobre as reuniões de negociações para tratar do Acordo Coletivo deste ano.
A Claro informou que estão se organizando internamente e provavelmente dia 16/08, ocasião em que haverá a reunião do PPR/23, definirá com os sindicatos a data para o início das negociações do próximo acordo coletivo.
SINTTEL-PR – A FORÇA DO TRABALHADOR TELEFÔNICO CONECTANDO O MUNDO.