Em fato relevante publicado na manhã de sexta-feira, 11, a Vivo comunicou que celebrou junto à Anatel o Termo Único de Autorização para adaptação do seu contrato de concessão de telefonia fixa (STFC) em São Paulo para o regime privado.
“Com a celebração do Termo Único de Autorização foi concluída a última etapa para a efetiva adaptação do regime de Concessão do Serviço de Telefonia Fixa Comutada (STFC), passando a Companhia ao regime privado de Autorização”, explicou a empresa.
No processo de migração, a Vivo deve assumir compromissos de investimento da ordem de R$ 4,5 bilhões, incluindo a manutenção do serviço de telefonia em determinadas localidades. Em contrapartida, a tele poderá dispor de bens antes atrelados ao contrato de concessão, como imóveis e outros ativos.
A empresa e a Anatel já haviam encaminhado nesta semana os últimos passos antes da migração definitiva da concessão. A adaptação foi possível após acordo firmado entre agência, concessionária e governo no âmbito do Tribunal de Contas da União (TCU).
A adaptação dos contratos de concessão de telefonia fixa (que venceriam ao final de 2025) com contrapartida da realização de investimentos em políticas públicas foi uma possibilidade instituída pela Lei nº 13.879, de 2019.
Antes da Vivo, a Oi já havia dado tal passo junto à Anatel; agora, os dois maiores contratos de concessão de telefonia fixa do País já estão no regime privado.
Fonte: https://teletime.com.br/11/04/2025/vivo-conclui-adaptacao-da-concessao-de-telefonia-fixa/
SINTTEL/PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES