Com 75% das torres de telecom detidas por operadoras independentes (as chamadas torreiras), o Brasil é o mercado da América Latina com maior presença de players do segmento. No entanto, políticas públicas ainda são consideradas necessárias pela cadeia para ampliação da infraestrutura no País.
A conclusão é de estudo elaborado pela Telecom Advisory Services, realizado em 2022 para a SBA Communications e atualizado neste primeiro semestre de 2024. O material estima que a América Latina conta com 217 mil torres, sendo 107 mil detidas por empresas independentes (cerca de 49%).
Especificamente no Brasil, foi estimado um universo de 73 mil torres de telecom no primeiro trimestre do ano (número abaixo de outras estimativas do mercado). Destas, 54 mil pertenceriam às operadoras independentes (75%). O outro um quarto segue detido pelas próprias operadoras móveis (7 mil) ou por empresas de torres diretamente ligadas a estes grupos (11,7 mil).
Fonte: veja a matéria completa em https://teletime.com.br/10/09/2024/brasil-lidera-participacao-de-torreiras-independentes-na-america-latina/
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.