A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou na última quinta-feira, 29/08, o seu Panorama de Reclamações, documento elaborado pela Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) que traça uma visão sobre os dados das reclamações feitas pelos consumidores na Agência, trazendo um detalhamento por serviço, por grupo econômico e por assuntos reclamados.
Rompendo um movimento de queda nas reclamações que vinha sendo observado desde o primeiro semestre de 2021, período que sucedeu a crise da pandemia de COVID-19, foram registradas 642,5 mil reclamações dos consumidores na Anatel no 1º semestre de 2024, o que representa 0,01% a mais que o semestre anterior, justificado pelo quantitativo de 49 registros adicionais.
Os serviços apresentaram diferentes variações, sendo observado aumento na banda larga fixa de 14,3% e na TV por assinatura de 0,3%. Enquanto isso, nos demais serviços, as quedas foram de: 10,5% na telefonia fixa, 7% no celular pré-pago e 5,2% no celular pós-pago.
Essa combinação fez com que o serviço de Banda Larga ultrapassasse o de Celular Pós-pago no volume de reclamações, de modo que, no 1º semestre de 2024, pela primeira vez o serviço de Banda Larga é o mais reclamado em termos absolutos, sendo destaque o aumento nas reclamações sobre Qualidade.
FONTE: Veja a íntegra da matéria em https://www.gov.br/anatel/pt-br/assuntos/noticias/reclamacoes-na-anatel-se-mantem-estaveis-no-1o-semestre-de-2024
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