Veículos de comunicação distorceram fatos ao noticiar que resolução do Conselho de Administração do Fundo de Amparo ao Trabalhador injetaria recursos para financiar o movimento sindical.
De forma distorcida, veículos de imprensa noticiaram, nos últimos dias, uma resolução do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) que autoriza o uso de recursos do fundo, o FAT, para a instalação de agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O Codefat é um conselho tripartite, formado por governo, trabalhadores e empresários.
O que a resolução aprovada por esse colegiado faz é ampliar a capilaridade do sistema SINE, possibilitando sua execução por entidades da sociedade civil, como centrais sindicais, sindicatos e outras organizações, entre elas sindicatos, federações e confederações patronais e até mesmo empresas.
No entanto, as notícias veiculadas davam conta de que o governo Lula teria liberado recursos do FAT para o movimento sindical, o que não é verdade. Em uma das manchetes, de matéria publicada em O Globo, lê-se “Governo Lula dá aval para sindicatos usarem recursos de fundo bilionário e emendas”. O texto diz ainda que a medida é vista como “salvação de sindicatos, que enfrentam crise”.
FONTE: Veja a íntegra da matéria em https://www.cut.org.br/noticias/movimento-sindical-nao-sera-financiado-com-recursos-do-fat-775e
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.