Aconteceu nesta terça-feira, 12 de março, a 3ª reunião entre o Sinttel e os representantes das empresas de Teleatendimento sediadas em nosso estado. O encontro se deu de forma híbrida, com participações virtuais e presenciais na sede do sindicato em Curitiba.
Temas como a valorização do benefício Vale Refeição, tanto para jornadas de 36 e 44 horas semanais, como ganho real nos salários da categoria, marcaram o tom do diálogo. O Sinttel não abre mão de buscar a recuperação salarial da categoria, perdida ao longo dos últimos anos de inflação alta e precarização das relações de trabalho.
Os representantes patronais falaram sobre suas dificuldades em conseguir captar e renovar contratos de grandes clientes e carteiras. O principal motivo para que isso ocorra é o desnível salarial e de benefícios praticados em outras praças, onde se verifica o pagamento proporcional do salário mínimo nacional e VA/VR muito abaixo do piso paranaense.
Os sindicalistas manifestaram sua preocupação com o cenário vivido pela categoria, mas deixaram claro que há espaço para alcançar melhorias, seja em ganho real nos salários, seja no valor do auxílio alimentação, bem como a implementação de cláusulas sociais na CCT. Caberá, portanto, às empresas continuarem investindo na qualidade dos serviços prestados pelos trabalhadores paranaenses, para que este seja o diferencial que manterá as empresas em nosso estado.
Após intenso debate, a proposta colocada pelos representantes patronais foi rechaçada por nem mesmo garantir a recomposição completa do INPC. Nos próximos dias o Sinstal, sindicato que representa as empresas do setor, entrará em contato para apresentar novos termos à proposta e data em que o encontro ocorrerá.
Trabalhador, não fique só, fique sócio do Sinttel.
SINTTEL/PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!