A V.TAL se reuniu com a FENATTEL e demais federações sindicais para expor suas dificuldades econômicas enfrentadas após o período pandêmico e o processo de recuperação judicial com a OI. Na ocasião a empresa, anunciou que precisará fazer a restruturação a fim de reduzir custos, resultando em dispensa coletiva para se adequar às novas realidades do mercado.
Durante as reuniões a FENATTEL e os demais sindicatos presentes, primeiramente, deixaram claro que são contra qualquer forma de demissão ou redução de postos de trabalho e, durante os encontros, insistiram que a empresa revisse tal decisão.
Diante da inflexibilidade da empresa, as entidades sindicais propuseram aplicação de um pacote de incentivos para os trabalhadores que serão desligados. A empresa atendeu a demanda trabalhista e, após várias conversas, se chegou a uma proposta de dispensa coletiva.
Veja as principais garantias negociadas:
Prazo: restrito ao período de 01/01/2024 a 31/12/2024.
O instrumento de dispensa coletiva será aplicável as demissões coletivas que resultarem na redução do quadro de pessoal da empresa em até 20% (vinte por cento) do seu efetivo em 01 de janeiro de 2024.
Pacote de Benefícios: Durante (6 meses) após a data do efetivo desligamento do trabalhador, será assegurado aos trabalhadores dispensados, inclusive aos que se aposentarem em 2024, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e auxílio medicamento, conforme acordo coletivo.
Indenização por tempo de trabalho: Efetuar o pagamento indenizatório de 15% do salário nominal do empregado, por cada ano de efetivo trabalho, limitado a 6 salários.
SINTTEL-PR – JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.