Na manhã do dia 18/8, sexta-feira, o SINTTEL/PR e os sindicatos filiados à FENATTEL se reuniram com a VTAL para dar início ao processo negocial do Acordo Coletivo. Esta foi a primeira reunião.
Já no início do encontro, os representantes da empresa confirmaram o pagamento do adiantamento PPR, negociado com os sindicatos, aos trabalhadores em 1° de setembro.
Antes de apresentar um retorno sobre a Pauta de Reivindicação entregue, a empresa levantou uma questão referente a um acordo de jornada de trabalho ativo com a operadora OI. A VTAL anunciou que pretendia prorrogar por mais 6 meses esse acordo, que se encerra no próximo dia 31, alegando que não há tempo hábil para discutir a demanda neste momento e que, por desejar fazer algumas mudanças em relação ao banco de horas, precisará de mais tempo para analisar e fazer devidas as alterações.
Diante da colocação, os sindicatos pediram mais transparência a respeito do assunto e eventuais mudanças propostas, que sejam para melhor. Ao mesmo tempo, acreditam que discutir tal demanda neste momento poderá alongar o processo negocial do Acordo Coletivo referentes ao reajuste. A comissão da FENATTEL concordou em um prazo de vigência mais longo, que será de 1 ano, e dessa forma ter um tempo hábil para analisar o sistema de jornada atual.
Quanto às negociações do Acordo Coletivo, do lado patronal não foi apresentado nenhuma resposta sobre a Pauta Trabalhista entregue. A VTAL informou que ainda finalizará a análise sobre as demandas dos trabalhadores e apresentará uma proposta na próxima reunião.
Já no lado dos trabalhadores, a exigência é que o pleito da categoria seja respeitado. Bem como um reajuste condizente com o índice inflacionário e mais aumento real.
O SINTTEL/PR e a Comissão de negociação da FENATTEL continuam na luta por buscar o melhor dessas negociações para os trabalhadores. Na ocasião, ficou agendada uma próxima reunião para o dia 15 de setembro.
SINTTEL-PR – A FORÇA DO TRABALHADOR TELEFÔNICO CONECTANDO O MUNDO.