No início do mês de junho, a empresa de teleatendimento DBM Call Center Ltda. com sede em Curitiba, recebeu a informação de um grande cliente com o qual mantinha contrato, de que “por decisão estratégica interna dos novos compradores decidiram migrar os atendimentos” para outra região do país.
A alteração da praça de atendimento, que também atingiu trabalhadores da capital paulista onde o grupo mantinha operação, foi motivada pela compra da GNDI pelo Grupo HAP Vida.
Além do mal-estar causado, a notícia trouxe preocupação com o desaparecimento dos postos de trabalho existentes em Curitiba e o impacto social que esta ação causaria a centenas de trabalhadores de nossa cidade.
De imediato o Sinttel e a DBM iniciaram o diálogo sobre os caminhos a serem percorridos diante do fato irrevogável. O primeiro passo se deu no sentido de reaproveitamento dos 486 trabalhadores que atuavam na operação da GNDI. A discussão se estendeu aos trabalhadores, que informados da situação, puderam se manifestar em continuar na empresa, porém em outras demandas.
Nos números finais, observou-se que mais de 40% dos trabalhadores foram remanejados para outras áreas da DBM. Quanto aos demais, o Sinttel acompanhará de perto toda a tramitação e conferência das verbas rescisórias, realizando as homologações na sede do sindicato e fornecendo as orientações e esclarecimentos que se fizerem necessários.
SINTTEL-PR – A FORÇA DO TRABALHADOR TELEFÔNICO CONECTANDO O MUNDO.