As centrais sindicais esperam se reunir nesta quarta-feira 18 com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para debater o valor do salário mínimo deste ano. A previsão é de que o encontro ocorra às 10 da manhã, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Há uma proposta de criar uma Mesa Nacional para discutir três pautas: o valor do salário mínimo, a regulação do trabalho em empresas de aplicativos e a valorização da negociação coletiva. Cerca de 500 sindicalistas devem participar do evento.
Existe uma discordância entre os entendimentos das centrais e do governo sobre qual deve ser o valor do salário mínimo. Os sindicalistas querem o pagamento de 1.342 reais para o ano que vem, enquanto o Executivo trabalha com 1.320 reais, segundo o que foi apresentado durante os trabalhos da equipe de transição.
A última nota conjunta das centrais sindicais sobre o tema, de 25 de novembro do ano passado, diz considerar o valor de 1.342 reais como compatível com a soma da inflação de 2022, que fechou em 5,79%, ao Produto Interno Bruto de 2021, que teve que teve crescimento de 5%.
O salário mínimo de 2023 já é maior do que o valor do ano passado. Em 2022, o salário era de 1.212 reais, e em 1º de janeiro a cifra subiu para 1.302 reais, um aumento de 90 reais.
Fonte: https://www.cartacapital.com.br/
SINTTEL/PR – A LIBERDADE DE ESCOLHA, AINDA QUE LIMITADA, É O MAIOR BEM DA DEMOCRACIA!