Jovens de baixa renda têm mais dificuldade para estudar e trabalhar.
- Cerca de 15% dos jovens de 15 a 29 anos, que correspondem a 7,6 milhões de pessoas, não frequentavam escola formal, não trabalhavam e não estavam procurando trabalho em 2021;
- Entretanto, os motivos e a quantidade de jovens que estavam nessa situação variavam conforme a renda familiar;
- Entre as famílias mais pobres, o percentual era de 24% e o principal motivo eram os afazeres domésticos e os cuidados de pessoas. Entre os mais ricos, a proporção era de 6% e a justificativa determinante era o estudo em outros cursos, como os pré-vestibulares.
A retomada das atividades econômicas, principalmente a partir do segundo semestre de 2021, no setor de serviços, tem promovido o crescimento dos postos de trabalho no Brasil, ainda que em condições precárias, sobretudo quando se leva em conta o rendimento.
A inserção dos jovens no mercado de trabalho também cresce, acompanhando esse movimento e dentro dessas mesmas condições. Contudo, parcela considerável da juventude continua fora do mercado de trabalho e sem frequentar a escola, grupo popularmente conhecido como “nem-nem” (nem estuda nem trabalha).
Como já analisado em outras edições do Emprego em Pauta, além dos jovens que não estudam e não trabalham, há aqueles que procuram trabalho. Essa ressalva evidencia que o termo “nem-nem” é inapropriado e insuficiente para analisar a situação desse grupo de pessoas.
Nesse Boletim, é analisada a situação desses jovens que não trabalhavam, não estavam buscando trabalho e não frequentavam a escola, a partir dos dados da Pnad Contínua 2021, do IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), segundo as classes de rendimento domiciliar, o que permitiu considerar todos os rendimentos das famílias, como os benefícios assistenciais, previdenciários e o rendimento do trabalho.
Você encontra a íntegra deste Boletim, no site do DIEESE:
https://www.dieese.org.br/boletimempregoempauta/2022/boletimEmpregoemPauta24.html
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