A Anatel aprovou na noite desta sexta, 3 de fevereiro, em circuito deliberativo, o acompanhamento especial e a criação de um grupo de trabalho para “acompanhar a situação operacional e econômico-financeira do Grupo Oi em relação ao Plano de Recuperação Judicial atual ou outro que venha a ser aprovado”.
A medida da Anatel, além de demandar da operadora a prestação de informações detalhadas sobre aspectos financeiros e operacionais, inclusive projeções financeiras, exige ainda a notificação prévia para a venda de participação na V.tal e acompanhamento especial dos planos de recuperação, “em especial quanto a alienação de ativos visando a coibir movimentos que possam ser prejudiciais aos serviços regulados em regime de concessão”.
Além disso, a Anatel, de maneira preventiva, já determinou que em caso de falência da Oi sejam tomadas medidas que preservem a prestação do serviço de STFC.
O grupo de trabalho também poderá participar das reuniões do conselho de administração e reuniões da diretoria a fim de sugerir medidas para evitar atos “ruinosos para a operação”. A Anatel também poderá acompanhar os comitês de assessoramento quando forem discutidas questões “relacionadas à alienação de ativos, formas de financiamento adicionais, seja por meio de emissão pública de ações ordinárias ou de novos instrumentos de dívida, seja por meio de contratação de novas linhas de crédito para importação de equipamentos e reorganização societária”.
Veja a reportagem completa em:
SINTTEL/PR – AVANÇAR É UM ATO COLETIVO!