14/08/2020
TELEFÔNICA/VIVO – INÍCIO DAS NEGOCIAÇÕES ACT 2020/2022
A Comissão de Negociação da FENATTEL se reuniu por meio de vídeo conferência com os executivos do grupo Telefônica Brasil para negociar o Acordo Coletivo 2020/2022 e o PPR 2020. Esta foi a primeira rodada de negociação e ocorreu nesta sexta-feira, 14 de agosto.
A vídeo conferência iniciou com a apresentação do comportamento financeiro da empresa neste primeiro semestre de 2020, por parte do representante da VIVO e os reflexos negativos da pandemia nos negócios da empresa e na economia do Brasil. Segundo os representantes da Vivo, os resultados divulgados pelo grupo Telefônica Brasil ficaram abaixo da expectativa do mercado, com reflexos no valor da ação nas bolsas de valores.
A coordenadora da Comissão dos Trabalhadores, Cristiane do Nascimento, afirmou que a intenção é buscar uma proposta condizente com as necessidades dos trabalhadores, independente dos números. Durante a reunião, também foi levantado o descontentamento dos trabalhadores com as metas abusivas do pessoal de campo e vendas.
ACT 2020/2022
O Grupo Telefônica Brasil apresentou algumas premissas que nortearão as negociações. São elas:
• Manutenção do ACT por dois anos sem reajuste;
• Adiantamento do 13º salário, conforme legislação;
• Plano Médico: operadora única para os novos empregados;
• Inclusão da cláusula de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
• Revisão do modelo de locação de veículo;
• Exclusão da cláusula de homologação;
• Discussão do prazo de compensação do banco de horas;
PPR 2020
Os executivos da VIVO afirmaram que serão mantidos os mesmos indicadores econômicos e financeiros e a manutenção do target já negociado no ACT 2019.
Para o exercício de 2020, a empresa afirmou que o cenário será ainda mais desafiador para os indicadores econômicos devido a Covid-19. Por este motivo alguns percentuais foram revisados. No final a empresa afirmou que não haverá adiantamento do PPR em 2020. Dependendo do resultado, poderá haver pagamento em março de 2021.
A Comissão de Negociação dos Sindicatos filiados à FENATTEL rechaçou de forma veemente as intenções maléficas da empresa, e deixou claro que não admitirá precarização. Diante do impasse, uma nova reunião será agendada nos próximos dias.
SINTTEL-PR na luta pela vida, emprego e renda!